formacao-title
faixa-formacao-professores

Centro de Formação de Professores

Em 1970, foi criado o Seminário Pedagógico – mais tarde passou a se chamar Centro de Formação de Professores Waldorf. O curso aborda o desenvolvimento do ser humano e sua integração no mundo, tanto nas aulas práticas quanto nas teóricas. Sua fundamentação conceitual baseia-se na Antroposofia, ciência espiritual elaborada pelo filosofo austríaco Rudolf Steiner.

Em 1998, o Seminário foi oficializado como Curso Normal. Este curso do Centro de Formação de Professores Waldorf é de nível técnico profissionalizante, e possibilita ao formando lecionar em classe das 1ªs às 5ªs séries do Ensino Fundamental em quaisquer escolas do Sistema Nacional de Ensino. Os professores formados no Centro de Formação de Professores Waldorf podem conduzir alunos de Educação Infantil, e do 1º ao 8º anos nos estabelecimentos do Estado de São Paulo filiados à Federação das Escolas Waldorf do Brasil, de acordo com autorização expressa do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

O curso engloba aulas expositivas de temas fundamentais, além da prática de atividades artísticas essenciais, estágios, pesquisas, apresentação de trabalhos e participação em grupos de estudos. Visa aguçar as capacidades anímicas do pensar, sentir e querer. Expandir e aprofundar a relação do homem consigo próprio, com o seu próximo e com a natureza.
O interessado deve ter 21 anos no mínimo, ter concluído o Ensino Médio e ser aprovado pelo processo seletivo. Além de estar disposto a investir nos desafios e nas oportunidades de um real processo de autodesenvolvimento.

Atualmente a formação do professor demanda um trabalho contínuo, assim o Centro de Formação ampliou suas atividades com a criação do Instituto de Desenvolvimento Waldorf.

OBJETIVO: O curso abordará os conteúdos antroposóficos, seu histórico, e a pertinência e contextualização destes na contemporaneidade. Trará a abrangência da obra de Rudolf Steiner,  pensador, filósofo, conferencista, fundador da Ciência Espiritual Antroposófica, que abarca novas perspectivas de entendimento à Ciência, Arte e Religião. Assim, será possível ao participante compreender o pano de fundo que inspira e sustenta a atuação prática em diversos ramos profissionais ancorados no impulso Antroposófico, como a Pedagogia Waldorf,  a Pedagogia Curativa, a Medicina Antroposófica, a Farmácia, a Arquitetura, a Euritmia, e outros.  O curso também propõe exercitação artística diversificada, como caminho de desenvolvimento pessoal.

PÚBLICO ALVO:

  • Interessados em geral que desejam conhecer a cosmovisão antroposófica;
  • Profissionais da área de educação que almejam prosseguir na Formação de Professores Waldorf ;
  • Interessados em geral que buscam um caminho de autoconhecimento.

Saiba mais em Instituto de Desenvolvimento Waldorf