“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”

Rudolf Steiner

Os pilares da Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem educacional que visa o desenvolvimento integral do ser humano, levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, intelectuais e espirituais.

Essa metodologia baseia-se no estudo aprofundado das fases de desenvolvimento do ser humano, aliado aos princípios pedagógicos pensados por Rudolf Steiner, respeitando a cultura e o ambiente onde a escola está localizada.

O currículo escolar apresentado às crianças e jovens leva em consideração esse estudo aprofundado das fases evolutivas da infância e da adolescência, e vai muito além da transmissão de conhecimento: ela busca equilibrar a apreensão de conteúdo necessária com o desenvolvimento emocional.

Seu aprendizado é experiencial, com projetos práticos e vivências significativas. O currículo integrado apresenta disciplinas interligadas, buscando uma compreensão holística do mundo e desenvolvendo nos estudantes habilidades socioemocionais necessárias para um caminho bem-sucedido pela vida adulta.

É por este motivo que a escola Waldorf se mostra cada vez mais contemporânea, pois busca combinar a ampliação do pensamento, com o cultivo dos sentimentos e ações transformadoras no mundo.

Quem idealizou a Pedagogia Waldorf?

Criada por Rudolf Steiner no início do século XX, essa pedagogia busca fomentar a individualidade de cada ser humano, respeitando seus ritmos e fases de desenvolvimento, divididos em períodos, cada um com suas particularidades.

Em linhas gerais, e sempre observando cuidadosamente a evolução individual de cada estudante, cada período desenvolve:

Rudolf Steiner | Fundador da Pedagogia Waldorf
Rudolf Steiner | Fundador da Pedagogia Waldorf

Primeiro Setênio (0-7 anos):

  • Foco no brincar livre, na imitação e no desenvolvimento sensorial e motor.
  • Histórias, contos de fadas e atividades manuais são centrais.

Segundo Setênio (7-14 anos):

  • Introdução das disciplinas acadêmicas, com forte abordagem prática.
  • Desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do sentimento.
  • Histórias de heróis, mitologia e biografias inspiradoras.

Terceiro Setênio (14-21 anos):

  • Imersão nas disciplinas acadêmicas.
  • Matérias que trabalham o amadurecimento socioemocional e físico dos jovens.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da responsabilidade social.

A pedagogia Waldorf no mundo

Existem mais de 3.000 escolas em mais de 100 países atuando de forma independente. O que as une é o ideal de concretizar e aperfeiçoar a pedagogia de Rudolf Steiner para formar futuros adultos livres, com pensamento autônomo e criativo, com sensibilidade artística, social e para com a natureza. Que sejam capazes de buscar seus objetivos e cumprir os seus propósitos de vida. 

Conheça mais sobre este movimento no site que reúne a localização e informações de cada uma delas: Steiner Waldorf World.