"A educação Waldorf não é um sistema, mas uma arte: a arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano."
- Rudolf Steiner

ENSINO FUNDAMENTAL I

Para entrarmos em contato, preencha o formulário acima.

Para a Pedagogia Waldorf a educação deve ser configurada de maneira artística. Todas as atividades na escola têm esse princípio como base, e através desse elemento, se dá a aquisição do conhecimento. Relacionando os saberes do mundo com o ser humano, estimulamos o amor ao próximo e o respeito pela natureza. 

O conteúdo de cada ano é desenvolvido a partir das características inerentes à idade dos alunos. O currículo proporciona visão ampla e vivências das matérias contribuindo para a aquisição  de conhecimentos gerais e preparando o jovem para o exercício responsável da cidadania

Trabalho em épocas

Muitas disciplinas são lecionadas de forma concentrada, em blocos temáticos chamados “época” , com duração aproximada de quatro semanas. Os alunos, dessa maneira, podem vivenciar os conteúdos em questão de forma abrangente e profunda. 

O currículo Waldorf abarca todas as disciplinas previstas pela legislação brasileira. Além dessas, várias outras matérias compõem a parte diversificada oferecida pelo currículo da escola. Apresentações regulares de música, Euritmia e dramatizações enriquecem a grade curricular. Essas atividades culminam com a encenação de uma peça de teatro no 8o ano para toda a comunidade escolar. Passeios de classe e viagens de estudo complementam o conteúdo das diversas matérias. 

O professor de classe

O professor de classe acompanha a mesma turma ao longo dos anos do Ensino Fundamental,  estabelecendo uma ligação profunda e duradoura com seus alunos e suas famílias.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Para entrarmos em contato, preencha o formulário acima.

Avaliação

A avaliação na escola Waldorf é um processo contínuo e diário. O progresso das crianças é descrito detalhadamente em boletins anuais, contemplando as habilidades cognitivas, afetivas e sociais do aluno. Características como perseverança, interesse e força de vontade são consideradas no processo avaliativo. Assim, busca-se criar uma imagem geral do desenvolvimento da criança em cada ano letivo e apontar metas a serem atingidas no futuro. 

O 9° ano

 A legislação atual inclui o 9º ano escolar no Ensino Fundamental. Na escola Waldorf esta série é considerada um ano de transição, e passa a seguir a grade de horários e atividades do Ensino Médio, dando chance ao aluno para que se adapte às mudanças dessa nova etapa escolar. O professor de classe encerra seu ciclo com a classe no 8º ano e agora os alunos passam a ter como referência um professor tutor, responsável por dar suporte à nova etapa da classe.