“Não pode possuir a firmeza do querer quem não submeteu sua força de vontade a um verdadeiro exercício pela atividade artística.”

Rudolf Steiner

Apesar da legislação atual incluir o 9º ano escolar no Ensino Fundamental, em nossa escola ele faz parte da grade de horários e atividades do Ensino Médio, por ser considerado um ano de transição na Pedagogia Waldorf.

No Ensino Médio queremos desenvolver o raciocínio intelectual, cuidar das forças criativas e contribuir para a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo igualmente o intelecto, os sentimentos e a ação no mundo. As matérias na Escola são nosso instrumento para que o jovem aprenda, trabalhe e desenvolva estas premissas.

Além das matérias regulares, que são definidas como essenciais pelo Ministério da Educação e constituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para todas as escolas, nosso programa oferece aos jovens muito mais. Uma grade variada de matérias, que proporcionarão um campo de estudos ampliado, permitindo-lhes uma rica variedade de experiências. Incluem-se nestes estudos cursos de: Marcenaria, Lapidação, Litogravura, Encadernação, Escultura, Cerâmica, Desenho, Pintura, Macramê, Tecelagem, História da Arte e da Arquitetura, Canto coral, Orquestra, Euritmia e Teatro.

Educar um ser humano integral é o desafio do Ensino Médio. Nosso objetivo é desenvolver jovens com autonomia de pensamento, ideias próprias, capacidade de lidar com situação difíceis, habilidade de se relacionar com outras pessoas e com o mundo que os cerca. Jovens independentes, que cultivem o respeito pelas relações humanas, a empatia pelo próximo, a busca por uma vida sustentável, que privilegiem a procura sadia pela própria individualidade.

FORMATO DAS AULAS

As atividades no Ensino Médio acontecem das 7h10 às 15h10, a metodologia continua seguindo o formato de aulas de épocas e de matérias do Ensino Fundamental, com a grade horária das duas primeiras aulas da manhã dedicadas a um conhecimento aprofundado durante 4 semanas sobre uma matéria específica.

Entretanto, diferente do Ensino Fundamental, as aulas são todas ministradas por professores especialistas, o aluno tem a experiência de ser ensinado por alguém com graduação e muitas vezes especialização naquele campo de estudo, além da especialização em pedagogia Waldorf. Nas aulas práticas e nas de línguas estrangeiras as classes são divididas em grupos menores para facilitar a aprendizagem e o acompanhamento do professor.

TUTORIA

Durante seu percurso no Ensino Médio (do 9º ao 12º ano) cada classe tem um ou dois tutores escolhidos dentro do colegiado pelo grupo de tutores. 

Os tutores acompanharão a trajetória dos alunos individualmente e da classe como um todo, orientando o grupo, coordenando as atividades curriculares, acompanhando as viagens pedagógicas e mediando assuntos sempre que necessário. Além de realizar reuniões e encontros pedagógicos com os responsáveis pelos jovens durante o ano letivo.

Uma vez por semana, os alunos se reúnem em grupo com os tutores para tratarem de questões relacionadas à classe, assuntos gerais ou temas específicos. As aulas de tutoria são espaços onde o jovem pode se conectar com assuntos da modernidade, com sua trajetória de vida, com as possibilidades de planejamento para o futuro. Temas como educação digital, escolha profissional, resolução de conflitos, vida adulta, trabalho voluntário e muitos outros são trabalhados em forma de seminários, palestras, dinâmicas e trabalhos em grupo. Uma das grandes tarefas dos tutores é ajudar os jovens a desenvolverem autonomia.

AVALIAÇÃO

No Ensino Médio, o aluno é avaliado por meio de provas e/ou trabalhos individuais, assim como por sua participação, interesse e envolvimento nas aulas e atividades propostas. Durante o ano, ele receberá um Boletim Quadrimestral e, ao final, um Boletim Descritivo, que traz um panorama completo de seu aproveitamento e desenvolvimento.

PREPARANDO OS JOVENS PARA O MUNDO

Muitas atividades acontecem na vida escolar do jovem no Ensino Médio, no primeiro semestre temos as Olimpíadas Brasileiras de Biologia (OBB), as Olimpíadas de Matemática (Canguru de Matemática) e as Olimpíadas de Geografia (OBG), além de simulados para o ENEM e vestibular, onde os alunos podem se preparar para o futuro.

Nossos jovens são muito interessados e participam todo ano do Fórum FAAP, inclusive recebendo menções honrosas diversas vezes, o objetivo desse tipo de evento é inserir os estudantes em assuntos internacionais de cunho político, social, econômico e cultural. Em 2019, com esse estímulo e parceria com o Grêmio Estudantil da escola, eles criaram um evento próprio de simulação de fóruns das Nações Unidas, o STmun (Steiner Model United Nations), que vem colocando cada vez mais os jovens dentro do que acontece no mundo.

No segundo semestre temos a semana de Estágio Profissional para os 11ºs anos, os estudantes têm a oportunidade de conhecer o dia a dia das mais diversas profissões, realizando estágios in loco organizados pelas classes, em parceira com os responsáveis da comunidade escolar. Temos novamente simulados para ENEM e vestibulares oferecidos aos alunos. Para encerrar o ano realizamos a Exposição Pedagógica, onde todos os trabalhos dos alunos da escola são exibidos numa grande confraternização, demonstrando o grande percurso que o aluno percorre do Ensino Infantil ao Médio.  

ALGUMAS ESPECIFICIDADES NO NOSSO ENSINO MÉDIO

Viagens para estudo de campo

No Ensino Médio, o jovem participa de várias viagens para estudo de campo, as saídas fazem parte do currículo e são baseadas em temas escolhidos pensando no desenvolvimento do jovem a cada etapa da adolescência.

  • No 9º ano – Estágio Agrícola: Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, os alunos têm a chance de passar 5 dias em uma fazenda de café com agrofloresta. Participam ativamente do manejo da paisagem, cultivo da terra, produção básica, ordenha das vacas e cuidado com os animais e o meio ambiente, realmente entendendo o mundo do trabalho no campo. Durante a viagem fazem uma visita a uma usina de cana de açúcar onde vivenciam a monocultura, podendo fazer uma comparação com o cultivo na agrofloresta. 
  • No 10º ano – Viagem de Agrimensura: O jovem exercita conhecimentos matemáticos e geométricos ao medir uma área no campo, e executar sua planta baixa. Tem como objetivo o reconhecimento e aplicação das leis que regem o mundo, entendendo o processo lógico, assumindo tarefas e cumprindo-as com exatidão e responsabilidade, não só individualmente, mas também em grupo.
  • No 11º ano acontecem duas saídas: No primeiro semestre, Estágio Social, uma semana de trabalho voluntário em uma ONG ou Instituição de ensino para crianças carentes. Os jovens acompanham a rotina do trabalho com crianças carentes, participando do dia a dia, ajudando em todos os serviços, propondo atividades e brincadeiras e se colocando como exemplo. No segundo semestre, a viagem de Parsifal, eles participam de uma imersão vivencial, artística e filosófica na lenda medieval de Parsifal com o intuito de empreender uma jornada de percepção de sua própria interioridade, um caminho que possibilita autoconhecimento. A vida agora é sentida de outra forma, a introspecção e os questionamentos ganham um outro sentido à luz desta lenda e sua análise.
  • No 12º ano – Projeto Vidas: Viagem de Arquitetura, Artes, Geografia e Ecologia enriquecida pelo desenvolvimento de um trabalho social prático. O jovem agora se exercitará na revisão de suas próprias ideias e ideais, procurando seu lugar e caminho no mundo como cidadão. É um momento único nas viagens escolares, pois as duas classes paralelas realizam esta viagem final em conjunto.

Do tear ao computador

Fazendo tricô ou tecelagem, trabalhos de escultura, marcenaria, lapidação, metal ou robótica, os jovens desenvolvem habilidades que incentivam igualmente todas as suas capacidades. Hoje as exigências profissionais ultrapassam uma aprendizagem unilateral. Estará apto, inclusive para profissões altamente especializadas, aquele cujo conjunto de habilidades é desenvolvido de maneira abrangente, integrada e harmoniosa.

Aluna esculpindo um animal em argila em aula de modelagem na Escola Waldorf Rudolf Steiner.
Aluna esculpindo um animal em argila em aula de modelagem na Escola Waldorf Rudolf Steiner.

Apresentações artísticas

A cada ano uma peça musical é trabalhada com o coral formado por todos os jovens do Ensino Médio e apresentada à comunidade escolar. 

Confira algumas das apresentações no nosso canal do YouTube.

Além do Coral, anualmente os jovens do Ensino Médio se reúnem em uma mostra de euritmia, onde compartilham com colegas trechos do trabalho feito ao longo do ano em sala de aula.

Teatro e trabalho de conclusão de curso

Além da programação de viagens, no 12º ano há o estudo, ensaio, produção e apresentação de uma peça teatral. Neste projeto o jovem exercitará o trabalho coletivo, a aceitação de si e do outro, a responsabilidade de se construir algo em conjunto, compreendendo e enfrentando seus medos e potencialidades.

Ainda no 12o ano, os alunos elaboram um Trabalho de Conclusão de Curso. Este trabalho é apresentado para a comunidade escolar, fruto da pesquisa de um tema de interesse do aluno, onde ele se apropria de um conhecimento do mundo, a partir de pesquisas e questionamentos, exercitando seu pensar de forma plena.