fundamental-title
faixa-ensino-fundamental

Imaginação, admiração e criatividade – O mundo é belo

A arte é um instrumento essencial para a educação.Todas as atividades na escola têm o  elemento artístico como base, e através desse elemento procura-se desenvolver o conhecimento. Os saberes do mundo relacionados com o ser humano, estimulam o amor ao próximo e o respeito pela natureza.

O conteúdo de cada ano é desenvolvido a partir das características intrínsecas à idade dos alunos. O currículo proporciona visão ampla e vivências das matérias, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos gerais e preparar o jovem para o exercício da cidadania. Apresentações regulares de Música, Euritmia e dramatizações fazem parte do currículo. Essas atividades culminam com a encenação de uma peça de teatro no 8o ano para toda a comunidade escolar. Viagens de estudo, a partir do 5o ano, complementam o conteúdo teórico das diversas matérias.

O professor de classe acompanha a mesma turma ao longo dos primeiros anos do Ensino Fundamental, estabelecendo uma ligação profunda e duradoura com seus alunos.

As matérias são lecionadas de forma concentrada, em módulos temáticos, com duração aproximada de quatro semanas. Os alunos vivenciam o mesmo assunto, com interesse e identificação, assimilando a harmonia e a riqueza de cada disciplina.

Euritmia uma arte do movimento

A Euritmia é uma arte do movimento desenvolvida por Rudolf Steiner em que música e poesia ou prosa se tornam visíveis em gestos e coreografias.

Trabalhando sempre com obras de arte da Literatura e da Música,a Euritmia acompanha a criança da Educação Infantil ao Ensino Médio da Escola Waldorf, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Avaliação

O progresso das crianças é descrito detalhadamente em boletins anuais, onde habilidades cognitivas, sociais e características como perseverança, interesse, automotivação e força de vontade,são mencionadas.Assim,busca-se criar uma imagem geral do desenvolvimento da criança no período e apontar metas a serem atingidas no futuro.

Música

As aulas de música têm início no 1o ano com flauta. No 3o ano há uma vivência com instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo). A partir do 6o ano o aluno pode participar da Orquestra do Ensino Fundamental e, posteriormente, da Orquestra do Ensino Médio.