Há 66 anos, surgia a Escola Higienópolis, pioneira na pedagogia Waldorf no Brasil. A escola foi fundada em 1956 por um grupo de pessoas interessadas em disseminar a pedagogia, fundada em 1919 por Rudolf Steiner, no país.
Em poucos anos, a Associação Pedagógica Rudolf Steiner, formada inicialmente pelos casais fundadores da Escola Higienópolis, partiu em busca de um novo espaço físico para comportar não só o número crescente de alunos na escola, como um ambiente que permitisse o desenvolvimento do currículo sugerido na educação Waldorf em sua plenitude.
Assim, em 1958, graças à generosidade e doação dos fundadores desta escola, ela mudou-se para a propriedade na qual se encontra até hoje, rodeada de bosques e jardins, no Alto da Boa Vista.
Batizada de Escola Waldorf Rudolf Steiner, se tornou referência não só no ensino de crianças e jovens, mas também na formação de professores que levaram seu aprendizado para dezenas de escolas que foram fundadas ao longo dos anos pelo país.
Nas últimas décadas teve as instalações ampliadas e hoje conta com um espaço bem dimensionado para as demandas de seus alunos: Jardins de Infância com ampla área verde, salas de aula acolhedoras, laboratórios de Ciências, Química, Física e Biologia, salas de Tecnologia e Computação, de Trabalhos Manuais, de Música, oficinas de Arte, Teatro, Biblioteca, quadras de esporte (aberta e coberta), refeitório, áreas de plantio e jardinagem.