medio-title
faixa-ensino-medio

Capacidade de julgar – O mundo é verdadeiro

No Ensino Médio, além das matérias regulares, é oferecido aos jovens um programa de estudos ampliado, permitindo-lhes uma rica variedade de experiências. Incluem-se nestes estudos cursos de: História da Arte, da Música e da Arquitetura, Pintura, Escultura, Cerâmica,Teatro, Coral e Orquestra,Trabalhos em Metal, Litografia, Encadernação e Tecelagem.

Capacidade de Julgamento

Na adolescência o jovem conquista a capacidade de julgar através do uso pleno de seu pensar. Constituem-se o idealismo e a posição crítica.

O jovem quer atuar, questionar, entender o mundo que o rodeia e o mundo interior que ele começa a experimentar. O ensino precisa estimulá-lo a refletir sobre a realidade externa e sobre si mesmo, propiciando uma postura pró-ativa em relação ao mundo.

Educar o pensar é o desafio do Ensino Médio. Um pensar que possa transcender posturas e comportamentos unilaterais, e que privilegie a procura sadia pela própria individualidade.

Viagens de aprofundamento, Teatro e Trabalho de Conclusão de Curso

No Ensino Médio, o jovem participa das seguintes viagens:

  • Agrimensura. Com duração de 10 dias, o jovem exercita conhecimentos matemáticos e geométricos ao medir uma área de terra no campo, e executar sua planta baixa.
  • Parsifal. Durante uma semana, o jovem participa de uma imersão vivencial, artística e filosófica na lenda medieval de Parsifal com o intuito de analisá-la e empreender uma jornada de percepção de sua própria interioridade – uma jornada que possibilita autoconhecimento.
  • Projeto Vidas.Viagem de Arquitetura, Artes, Geografia e Ecologia enriquecida pelo desenvolvimento de um trabalho social prático.

Além da programação de viagens, no 11o ano há o estudo, ensaio e apresentação de uma peça teatral.

No 12o ano, os alunos elaboram um Trabalho de Conclusão de Curso. Este trabalho é apresentado para a comunidade escolar, fruto da pesquisa de um tema de interesse do aluno.

Coral e Orquestra do Ensino Médio

A cada ano uma peça musical é trabalhada com o coral formado por todos os jovens do Ensino Médio e apresentada à comunidade escolar. Além disso, os alunos podem optar por participar da Orquestra do Ensino Médio.

Do Tear ao Computador

Fazendo tricô ou tecelagem, trabalhos de escultura, marcenaria, ourivesaria e computação, os jovens desenvolvem habilidades que incentivam igualmente as faculdades mentais. Hoje as exigências profissionais ultrapassam uma aprendizagem unilateral. Será apto, inclusive para profissões altamente especializadas, aquele cujo conjunto de faculdades é desenvolvido de maneira abrangente, integrada e harmoniosa.

Avaliação

No Ensino Médio, o aluno é avaliado por meio de provas e/ou trabalhos individuais, de sua participação, interesse e envolvimento nas aulas e atividades propostas. Durante o ano, ele receberá um Boletim Quadrimestral e, ao final, um Boletim Descritivo, que traz um panorama completo de seu aproveitamento.

“Não pode possuir a firmeza do querer quem não submeteu sua força de vontade a um verdadeiro exercício pela atividade artística.”

Rudolf Steiner