NOSSA HISTÓRIA

A Escola Waldorf Rudolf Steiner, pioneira dessa pedagogia no Brasil, foi fundada em 1956 por um grupo de pais e educadores interessados em trazer a Pedagogia Waldorf no Brasil. Recebeu inicialmente o nome de “Escola Higienópolis” e em 1958 mudou-se para o Alto da Boa Vista, instalando-se em uma propriedade rodeada de jardins, muitas árvores e espaço para o desenvolvimento de todas as atividades previstas no currículo Waldorf.

Nas últimas décadas teve as instalações ampliadas e hoje proporciona um espaço bem dimensionado para as demandas de seus alunos: Jardins de Infância com ampla área verde, salas de aula acolhedoras, laboratórios de Ciências, Química, Física e Biologia, salas de Tecnologia e Computação, de Trabalhos Manuais, de Música, oficinas de Arte, Teatro, Biblioteca, quadras de esporte (aberta e coberta), refeitório, áreas de plantio e jardinagem.

Com a rápida expansão do movimento Waldorf no Brasil, a EWRS é hoje uma entre dezenas de escolas Waldorf espalhadas por todo o país.

Pandemia – EWRS segura

Prévio ao fechamento das escolas públicas e privadas por decreto oficial, foi criada um Comitê formado por médicos, pais, funcionários e professores da EWRS para estabelecimento de protocolos e orientações sobre as decisões tomadas pelo Comitê com o objetivo de manter a Comunidade Escolar segura e informada em relação ao Covid 19. 

O Hospital Albert Einstein, contratado pela EWRS para auxiliar como consultor para o retorno físico seguro de professores, alunos, funcionários e pais, fez parte do planejamento de retomada, pautou e redigiu o manual de retorno às atividades presenciais, que podem ser visualizados aqui.
Através dessa consultoria, e contratação do aplicativo edu go., a EWRS está segura da entrada, saída e monitoramento de saúde de todos neste momento delicado. 

Aplicativo Agenda Edu

Com a constante evolução da tecnologia, a EWRS se mantém em busca pela melhor maneira de comunicação com as famílias. Por isso, adotou recentemente o aplicativo Agenda Edu como meio de facilitar e agilizar comunicados com pais e responsáveis. Através do celular, tablet ou computador, é possível ficar informado sobre comunicados, reuniões e avisos em geral, manter-se atualizado com o calendário escolar e ser lembrado antes do evento, abrir um canal de comunicação direto com a Escola por mensagem, onde é possivel o envio e recebimento de arquivos e fotos, ficha e atualização médica das crianças com informações de medicação, dosagem e horário e pendências em geral. Baixe aqui uma apresentação para conhecer mais sobre o aplicativo. 

Microcosmo Social e Comissões

As atividades sociais fazem da Escola Waldorf Rudolf Steiner um espaço de encontro em torno do foco de interesse: educação dos alunos. A escola oferece palestras à comunidade escolar, atividades pedagógicas e artísticas permitindo a integração de pais, convidados e professores. 

As festas escolares, o Bazar Natalino e outras atividades fazem da escola um importante centro de convivência. 

A integração e participação das famílias é  incentivada e esperada pela Comunidade Escolar, que encoraja pais e responsáveis a se envolverem em Comissões que ajudam a Escola a caminhar com tranquilidade no dia-a-dia. Entenda mais sobre as Comissões disponíveis e seus contatos.

Organização Institucional

A administração e direção da Escola se compõem de três pilares:

Associação Pedagógica Rudolf Steiner: Mantenedora da Escola – é formada por pais de alunos e de ex-alunos, professores e amigos da escola com engajamento ativo na Pedagogia Waldorf e compromisso com a Antroposofia. Dedica-se aos assuntos jurídicos, econômicos, financeiros e administrativos. É responsável, juntamente com o Corpo Docente, pela substância antroposófica, visando que o ensino seja ministrado dentro dos princípios da Pedagogia Waldorf.

A Associação Pedagógica Rudolf Steiner, como Mantenedora da Escola, é reconhecida como sendo de Utilidade Pública Federal e Estadual. Não recebe subsídios do Governo, dependendo exclusivamente da contribuição dos pais e de doadores. As mensalidades cobrem os salários dos professores e dos funcionários, o material escolar e as despesas gerais de manutenção. A Associação Pedagógica Rudolf Steiner tem parcerias com ONG ́s que mantêm projetos sociais dentro da Pedagogia Waldorf.

Corpo Docente: Além da habilitação docente, possui formação especializada, e dedica-se à realização do impulso pedagógico Waldorf. Zela, em parceria com a Mantenedora da Escola, por sua administração interna.

Conselho de Pais: Representa os anseios dos pais e ajuda o Corpo Docente a criar as melhores condições para o bom resultado do desempenho pedagógico. Conheça o site da CP.