Em torno dos 4 anos, as crianças ingressam no Jardim de Infância, onde ficam até o 1º ano do Ensino Fundamental. Nossas salas de jardim possuem crianças de idades variadas (4, 5 e 6 anos), trazendo um colorido especial ao ambiente, e uma riqueza na vida das relações. As crianças mais velhas ajudam as pequenas nas atividades básicas. E as pequenas olham com admiração para as mais velhas, com suas brincadeiras maravilhosas!
A partir do brincar genuíno, a criança vai se desenvolvendo em diferentes âmbitos: adquire habilidades motoras; refina as competências da linguagem; amadurece emocionalmente; adquire capacidades sociais; estrutura a memória e a concentração; faz conexões e compreende gradativamente o mundo que a rodeia.
Nessa faixa etária a grande força de aprendizagem é a imitação. Por isso, o professor coloca-se como alguém digno de ser imitado, oferecendo um amplo repertório de atividades simples do fazer humano que possam inspirar a criança, sendo imitadas no brincar.
O ritmo diário é organizado de forma a priorizar momentos de brincadeiras livres, onde as capacidades de experimentação e criatividade são ludicamente exercitadas.
Assim como no Maternal, o ritmo pulsa como uma grande respiração que permeia o grupo – ora com atividades de expansão (atividades livres), ora de contração (atividades dirigidas pela professora).