A intervenção artística realizada a partir dos trabalhos dos alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner simboliza o vínculo do novo mercado de Santo Amaro, o Santo Mercado, com a região onde está localizado.
Conforme explica Fernanda Martins Fontes, professora de artes da escola, a obra, que reúne mais de 200 desenhos e pinturas dos estudantes do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, percorre o caminho de desenvolvimento do currículo artístico na pedagogia Waldorf, que permeia a criança e o jovem ao longo de sua jornada educacional.
O grandioso painel, com mais de 110 m2, faz referência aos famosos vitrais que surgiram na Europa a partir do século X, os quais tinham por objetivo ilustrar cenas e narrar histórias, e contavam com a utilização da luz, que brilha através das cores dos vidros, capturando o olhar. Além de remeter às antigas janelas coloridas, o lindo painel também revela o efêmero e o urbano, presentes na técnica de lambe-lambe utilizada para aplicação dos trabalhos das alunas e alunos. Assim apresentamos a incrível trajetória da arte no nosso dia a dia escolar, com a verticalidade dos vitrais e, ao mesmo tempo, com a horizontalidade e a força da arte de rua, que aproxima a todos.