2ª Edição do Festival de Línguas

AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA ÉPOCA DE PENTECOSTES.

O Festival encerra as comemorações de Pentecostes na nossa escola, época cristã em que é comemorada  a capacidade do ser humano de amar e enxergar sua humanidade no outro, independente de raça, tribo, sangue ou cor.
A palavra de origem grega significa “quinquagésimo”, os 50 dias após a Páscoa ou sete dias após a ascensão, quando o Espírito Santo veio ao encontro dos apóstolos para abençoá-los com o dom de línguas e da Palavra que eles passariam a cultivar e divulgar em seu nome. Na EWRS  celebramos o dom da palavra com atividades envolvendo outras línguas, vivendo esta experiência na prática e não por teorias.

 

Conseguir se expressar em uma língua diferente preenche as crianças de um poder de conquista ligado à alma e ao espírito, fortalecendo a confiança em si, no mundo e no outro.

 

A 2ª edição do Festival de Línguas, promovido pela Área de Línguas Estrangeiras da EWRS, é uma iniciativa que visa facilitar a diversidade linguística e cultural na nossa escola, proporcionando os nossos estudantes realizarem uma verdadeira imersão em outros idiomas e culturas. 

 

Enquanto estimula a participação ativa dos alunos, esse evento permite que eles trabalhem suas habilidades linguísticas de forma divertida e envolvente, ao mesmo tempo em que podem cultivar uma apreciação mais profunda pelas nuances culturais que cada idioma carrega consigo. Os jovens elaboraram materiais, jogos e brincadeiras, além de treinaram as atividades para o dia do evento. Esse tipo de experiência não apenas fortalece as habilidades comunicativas dos alunos, mas também os prepara para se tornarem cidadãos globais mais conscientes da diversidade linguística. 

Rudolf Steiner, o fundador da pedagogia Waldorf, enfatizou a importância do aprendizado das línguas estrangeiras como parte integrante do desenvolvimento humano. Segundo ele, o estudo de línguas estrangeiras não só amplia a compreensão intelectual dos alunos, mas também os conecta com as riquezas culturais e espirituais de outras nações. Assim, para Steiner, o aprendizado de línguas estrangeiras não se limita apenas à aquisição de habilidades linguísticas, mas representa, ainda, uma ferramenta para promover a compreensão intercultural e a empatia global. Ele enxergava as línguas como veículos para a expressão da alma humana e acreditava que, ao mergulharem nos diferentes idiomas, os alunos enriquecem sua própria experiência de vida, expandindo sua visão de mundo. 

Além dos diversos momentos lúdicos e práticos, em que os alunos puderam utilizar e demonstrar os conhecimentos em inglês e alemão, o Festival de Línguas se encerrou, no período da tarde, com uma palestra para o ensino médio. 

O Prof. Dr. Renato Silva, gerente de cooperação pedagógica do Goethe Institut São Paulo, conversou com nossos alunos sobre a crescente relevância do alemão na Europa e no cenário internacional para estudos acadêmicos. Como língua oficial em cinco países – Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, Luxemburgo – e língua mais falada na Europa centro-ocidental, a oferta de cursos universitários de excelência nesse idioma é abundante. Nossos alunos puderam se informar sobre quais os percursos e possibilidades de estudos futuros, em instituições de língua alemã. Assim, o Festival de Línguas se encerrou, para os alunos do ensino médio, coroando algumas das intenções e propostas maiores das línguas estrangeiras em nossa escola, que é a potencialização da inserção acadêmica e a ampliação do leque de possibilidades de atuação no mundo.

Portanto, ao reservar um dia para celebrar as diferentes línguas como o inglês, o alemão e espanhol, não apenas honramos a visão de Rudolf Steiner sobre a importância do aprendizado de idiomas, mas também capacitamos nossos alunos a se tornarem cidadãos do mundo, capazes de se comunicar e se relacionar com pessoas de diversas origens

culturais. Essa abordagem integrativa da educação não apenas fortalece o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também nutre sua alma e espírito em seu caminho de crescimento e descoberta do seu verdadeiro ser. O Festival de Línguas foi, também, um momento de conectar toda a escola, pois este evento só foi possível com o apoio de todo o corpo docente, funcionários e colaboradores, aos quais expressamos nossa sincera gratidão. 


 Letícia Santiago e Henrique Primon

Departamento de Línguas Estrangeiras da EWRS 

 

Na escola Rudolf Steiner

O saber floresce,

Toda ciência tem seu lugar,

E idioma estrangeiro, também se aprende.

Em um festival de sons, movimentos e encantos

No pátio, caramanchão, na escadaria,

em todos os cantos. 



Jogos de tabuleiro, charadas no ar,

Trava línguas, fazem nosso pensamento se movimentar.

No jogo da memória, lembranças a se guardar,

E uma  música em outro idioma cantar.

 

No bingo das crianças, o sorteio é a diversão,

Cada carta revela uma nova emoção.

E entre risos e aplausos, um outro jeito de se falar. 

 

Nesse universo de frases e palavras  

Não queremos da criança a perfeição,

Mas sim o que ela  ainda pode  conhecer.

Somos eternos aprendizes,

assim um sábio vem nos dizer.  

 

Na nossa escola, a arte do aprender

É como uma árvore a frutificar. 

Na criança, o festival de línguas traz um brilho no olhar,

E cada palavra nova é um convite a se explorar.

 

Assim, entre jogos e risos, os alunos se achegam 

Às línguas estrangeiras, que em seus corações navegam.

E em nosso festival, os mundos se enlaçam,

Em uma teia de culturas onde as almas se abraçam.



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