Sala Jardim de Infância EWRS

Recesso Escolar: momento de com-templar

Na linguagem jurídica, recesso significa período em que estão paralisadas as atividades de um órgão público. Em seguida, ainda segundo Houaiss, recesso tem o significado de local remoto e afastado; retiro, recanto, lugarejo. E é sobre esse lugarejo, lugar de retiro, um recanto, que vamos discorrer.

 

Percorrer um ano letivo é ter o encontro com metas que envolvem transformações, superações e aprendizados que ambas as partes, educadores e educandos, se propõe de maneira consciente e inconsciente, considerando que há uma trama invisível na troca. As distintas faixas etárias que compõe o quadro de uma escola promovem marcos educacionais, tanto no ambiente escolar como para cada um dos presentes, uma vez que a relação ensino-aprendizagem conta com os sujeitos presentes neste ato.

Após um ano de intenso trabalho, demarcar esse período com cada um em seu próprio retiro contribui para uma das premissas da Pedagogia Waldorf: dormir e acordar, inspiração e expiração. O ensino em épocas, um dos nossos diferenciais, assim como a construção diária do saber estruturado nas forças do pensar, sentir e agir, se beneficiam dessa pausa. Nesse momento de contemplação proposto pelo retiro, podemos refletir sobre a palavra com-templar. Estar no templo significa alcançar a breve eternidade, o espaço privilegiado dos deuses, concedendo tempo e amplidão ao Ser.  A vida ganha tempo e espaço, duração e amplidão. Tempo relaciona-se com o sol, com as nossas memórias, recebemos de presente, usamos como queremos e o perdemos sem perceber. Conseguimos nos tornar escravizados dele

Sala de aula EFI

num piscar de olhos. Mas também conseguimos contemplá-lo e deixar que nos liberte, dando amplidão e duração na vida. Como aqueles momentos em que nos parece que um minuto é uma eternidade e duas horas passam voando. O filósofo Han[1] (2021, p.15) atribui sentido ao tempo o vínculo que temos com os rituais e os momentos de conclusão que eles promovem. Assim como as narrativas, que trazem sentido em si, a importância do ritmo e compasso que os rituais e cerimônias possuem, são ratificadas quando se furtam à aceleração. A narrativa é uma conclusão. Por causa de sua conclusão, ela produz um sentido. Rituais e cerimônias também são formas de conclusão. (2021, p.8).

Crianças crescem, amadurecem e retornam com forças renovadas para mais uma imersão nas propostas pedagógicas que seus educadores e educadoras idealizaram e tomarão forma a partir do encontro com o outro.

 

Um bom recesso a toda a comunidade escolar! 

 

Helena Würker

Mestre em Educação: Currículo PUC/SP

Professora de Classe da EWRS

 

[1] HAN, BYUNG-CHUl. Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2021.

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