Se levarmos em conta que a essa pedagogia tem a missão de trabalhar para que o jovem se torne adulto pronto para a vida futura, e a tecnologia faz parte do momento presente, a partir do 9º ano, os estudantes podem, sim, usar o celular no ambiente escolar em momentos de pausa, apesar da tela não fazer parte das matérias propriamente ditas.
Mais importante do que poder utilizar um smartphone um jovem precisa entender o funcionamento dos dispositivos tecnológicos. No Ensino Médio, a matéria de tecnologia surge com estudos de sistemas analógicos, até chegar, no penúltimo ano escolar, na programação de sistemas e robótica, quando os estudantes construirão algumas máquinas e utilizarão a impressora 3D. Com isso, o jovem tem a visão não só do uso, mas do funcionamento destas ferramentas.
E na Educação Infantil e Ensino Fundamental?
Antes de saber mexer em uma tela, a criança pequena precisa se apropriar de si e explorar suas potencialidades. Ela só poderá conquistar autonomia corporal, cognitiva e emocional experimentando e interagindo com seu corpo e o mundo que a cerca. Diversas pesquisas das mais diferentes áreas de saúde apontam para o fato de que as telas atrapalham essa curiosidade e, por isso, nossa escola desaconselha o uso de tecnologia para crianças até o final do Ensino Fundamental I
A partir do EFII, a escola aconselha que a introdução do uso feito de modo pessoal seja com parcimônia e cuidado
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