Mitos e Fatos da Pedagogia Waldorf: entrevista

A Pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo e educador Rudolf Steiner no início do século XX, muitas vezes é acompanhada por explicações complexas e mitos que acabam confundindo os interessados neste método de ensino. 

 

Na entrevista para o podcast Beabá da Educação, pela Band Jornalismo, as pedagogas Fernanda Martins Fontes e Florência Guglielmo, docentes da EWRS, tiram algumas dúvidas e explicam de modo simples os pontos mais importantes da pedagogia que possui o maior número de escolas distribuídas pelo mundo.

 

Trazemos aqui um resumo dos respostas trazidas nessa entrevista, mas vale a pena assistir na íntegra! 

O que é a Pedagogia Waldorf?

A Pedagogia Waldorf se trata de uma proposta baseada na adaptação da metodologia de ensino e do currículo à faixa etária de cada criança, respeitando os tempos de amadurecimento das crianças e jovens; uma de suas características marcantes é o elemento artístico, presente em todo o processo de educação, trazido tanto como disciplina curricular como no modo em que os docentes apresentam os conteúdos aos estudantes.

Por que Rudolf Steiner é comumente citado no meio esotérico?

O austríaco trouxe a noção de um ser humano concebido com uma parte corporal, uma parte alma (que podemos chamar de parte psíquica ou o nosso mundo interior) e uma espiritual. As palavras escolhidas por ele trazem esse ar esotérico aos seus estudos.

Steiner propôs um modelo de educação que leve em conta o ser humano por inteiro, incluindo corpo, alma e espírito. Educar o ser humano de modo integral para que ele seja bem-sucedido e tenha ferramentas cognitivas, sociais e emocionais bem trabalhadas, independente da área escolhida para a vida profissional.

Os alunos de escolas Waldorf seguem carreiras artísticas?

Apesar de existir um mito de que a maioria dos alunos formados em escolas Waldorf caminham para a carreira artística, uma pesquisa feita em 2007 mostrou que:

– 100% dos alunos entrevistados prestou vestibular

– 68% entrou em faculdades bem cotada

– 98% concluíram a graduação

– 12% escolheram carreiras artísticas

– 99% está no mercado de trabalho

– 84% não experimentou prejuízo na capacidade de prestar vestibular ou entrar no mundo competitivo.

É verdade que não existem provas na escola Waldorf?

Apenas até um certo momento da vida escolar.

Diferente das escolas conteudistas tradicionais, o esforço durante toda a Educação Infantil e Ensino Fundamental I é para o trabalho coletivo, criando as possibilidades e experiências que proporcionam a interação e cooperação entre estudantes e com seus professores. A avaliação é contínua e os boletins são descritivos, incluindo não só a capacidade de assimilação do estudante para o conteúdo ensinado como outros aspectos socioemocionais da criança.

É verdade que o uso de tecnologia é proibido na Pedagogia Waldorf?

Se levarmos em conta que a essa pedagogia tem a missão de trabalhar para que o jovem se torne adulto pronto para a vida futura, e a tecnologia faz parte do momento presente, a partir do 9º ano, os estudantes podem, sim, usar o celular no ambiente escolar em momentos de pausa, apesar da tela não fazer parte das matérias propriamente ditas.

Mais importante do que poder utilizar um smartphone  um jovem precisa entender o funcionamento dos dispositivos tecnológicos. No Ensino Médio, a matéria de tecnologia surge com estudos de sistemas analógicos, até chegar, no penúltimo ano escolar, na programação de sistemas e robótica, quando os estudantes construirão algumas máquinas e utilizarão a impressora 3D. Com isso, o jovem tem a visão não só do uso, mas do funcionamento destas ferramentas. 

E na Educação Infantil e Ensino Fundamental?

Antes de saber mexer em uma tela, a criança pequena precisa se apropriar de si e explorar suas potencialidades. Ela só poderá conquistar autonomia corporal, cognitiva e emocional experimentando e interagindo com seu corpo e o mundo que a cerca. Diversas pesquisas das mais diferentes áreas de saúde apontam para o fato de que as telas atrapalham essa curiosidade e, por isso, nossa escola desaconselha o uso de tecnologia para crianças até o final do Ensino Fundamental I

A partir do EFII, a escola aconselha que a introdução do uso feito de modo pessoal seja com parcimônia e cuidado

Assista ao podcast e se aprofunde sobre os pontos levantados neste artigo.
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